quinta-feira, 3 de novembro de 2011

VARIEDADE GENÉTICA

Variabilidade genética mede a tendência dos diferentes alelos de um mesmo gene variar entre si, numa dada população.

Não deve ser confundida com diversidade genética, que é a quantidade total de variações genéticas observada tanto entre as populações de uma espécie, como entre os indivíduos de uma população.

A capacidade de uma população para se adaptar a um ambiente em mudança depende da variabilidade genética. Indivíduos com certos alelos ou combinações de alelos podem ter precisamente as características necessárias para sobreviverem e se reproduzirem sob novas condições[2]. Dentro de uma população, a freqüência de um dado alelo pode variar entre raro e muito raro. Estes novos alelos surgem na população tanto através de mutações aleatórias, como pela migração de indivíduos provenientes de outras populações.

Em pequenas populações, as freqüências alélicas podem variar de uma geração para a seguinte simplesmente devido ao acaso, baseado em quais os indivíduos que sobrevivem até à maturidade, acasalam e deixam descendência. Este processo aleatório de mudança nas freqüências alélicas é conhecido como deriva genética, e é um processo distinto das mudanças nas freqüências genéticas causado pela seleção natural[3]

Nenhum comentário:

Postar um comentário